O primeiro Beer Summit do Brasil será realizado em agosto de 2020, em Florianópolis, Santa Catarina.
A proposta do evento é ser congresso, exposição, concurso – tudo ao mesmo tempo. Ou seja, um marco no universo da cerveja nacional e internacional.
Idealizado e organizado pelo Science of Beer Institute, o mesmo que criou e coordenou o Concurso Brasileiro de Cervejas entre 2013 e 2019, Beer Summit nasce com a missão de ser o maior evento de conhecimento cervejeiro da América Latina.
Para isso, segundo Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer, o evento vai reunir palestras, workshops e experiências nunca antes vistas em eventos do ramo no no país. “Temos festivais, concursos e feiras, mas o ambiente ainda é muito disperso, faltava um evento que oferecesse uma real experiência com foco em aprendizado e capacitação” – explica Amanda.
A CEO do Science of Beer conta que ela e sua equipe viajaram por vários países participando de feiras, congressos e concursos, buscando a experiência que agora será trazida para o Brasil. “Estamos trazendo muito do que vimos em congressos e festivais de outros países, como Alemanha, Bélgica, Chile e Estados Unidos, para que esse evento seja do mais alto nível profissional”..
Ela explica que o evento não será apenas um congresso. Vai englobar aceleração de pequenas empresas, consultoria técnica, elaboração de projetos colaborativos, subsídios a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor, entre outros elementos.
“Nossa proposta é oferecer à cadeia produtiva do segmento um ambiente único de aprendizagem, troca de experiências, acesso ao que há de mais moderno no ramo, rodadas de negócios, capacitação e integração entre todos os players do mercado mundial de cervejas”, complementa Amanda Reitenbach.
Dentro do Summit será a realizada a primeira edição do Brasil Beer Cup, concurso de cervejas que vai avaliar e premiar cervejas de diferentes estilos e escolas cervejeiras. “Queremos prestigiar a cerveja feita no Brasil, identificar as novidades e variações criadas no nosso País, reconhecendo as inspirações diversas e a criatividade que o brasileiro tem na hora de criar uma nova receita”, fala Amanda.
O Brasil Beer Cup também terá uma seção voltada aos homebrewers, avaliando e premiando a melhor cerveja caseira do país.
A pré-inscrição para o concurso abre em abril e a inscrição das amostras deverá ser feita entre maio e junho.
Esse será o primeiro evento cervejeiro 100% idealizado e organizado por mulheres.
Além da própria Amanda Reitenbach e da equipe de professores e profissionais do Science, estão na organização: Patrícia Hellmann, Head de Marketing e Projeto, e Jéssica Mafra, Head de Planejamento e Operação, ambas atuaram na produção do Festival Brasileiro de Cervejas.
Já a comunicação é feita pela equipe da agência Vocali, também de mulheres, e que tem vasta experiência em eventos de grande porte nacionais e internacionais.
“O Beer Summit é um projeto que estamos desenvolvendo há mais de um ano e agora, finalmente, vai sair do papel e surpreender positivamente toda a cadeia cervejeira”, finaliza Amanda.
O Festival Internacional, que integra a programação do Summit, será divulgado em março.
Para receber informações atualizadas sobre Beer Summit, Brasil Beer Cup e Festival Internacional, basta se cadastrar nesse link.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…