O foco no malte é o elo entre três lançamentos de cervejas mineiras neste mês de setembro. Falke Bier, Cervejaria Albanos e Läut estão trazendo para o mercado estilos em que o malte predomina em aroma e sabor.
Cervejas com foco no malte parecem voltar à cena cervejeira internacional.
Sim, os amantes do lúpulo não abrem mão dos estilos em que esse ingrediente predomina. Mas os grãos maltados, com notas carameladas e torradas, vêm chamando atenção do público sempre ávido por novidades.
Estilos de cerveja maltados são vários. Em grande parte das vezes, a preferência do consumidor se volta para aqueles de baixa fermentação. Bohemian Pilsen, Helles, Vienna, Bock, Dunkel, Schwarzbier… mas, há exceções
De garrafa lacrada com cera, a Falke Barley Wine é a aposta da cervejaria mineira. A Falke tem fábrica em Ribeirão das Neves e o bar da marca em Belo Horizonte.
Barley Wine, de alta fermentação, é um dos estilos preferidos do fundador da Falke, Marco Falcone. Segundo ele, este é o melhor rótulo que a cervejaria já fabricou.
Com a nova cerveja, a Falke pretende educar o paladar do consumidor para outras experiências de sabor. Muito sabor, diga-se de passagem.
Para o lançamento, a Falke Bier produziu um vídeo bem interessante e educativo. Nele é explicada a origem do estilo Barley Wine. Preste atenção no divertido recurso da narração acompanhada de legendas. Veja o vídeo aqui
Com um foco no malte um pouco diferente do estilo Barley Wine, a categoria Amber Lager foi escolhida, coincidentemente, pelas duas cervejarias de Nova Lima.
Amber Lager é uma categoria que abrange estilos como Märzen, Bock, Rauchbier, Vienna, Altbier. Ela descreve muito mais a aparência e coloração da cerveja do que suas características sensoriais. Isso fica à cargo da descrição de cada estilo.
Portanto, é possível encontrar semelhanças e diferenças nas cervejas do Albanos e da Läut. Ainda que no rótulo venha especificado o mesmo tipo de cerveja.
Com a saída do mercado da cerveja Capitão Senra, da cervejaria Backer, o público passou a pedir opções para substituir o extinto rótulo.
O estilo, tão leve e refrescante quanto uma American Lager, fez falta ao consumidor que gosta de sair da mesmice de maneira segura.
Atenta à demanda, a Läut criou uma receita de cerveja com foco no malte. Ela é caramelada na medida, com leve amargor no fim de boca para compensar doçura dos grãos.
Muito límpida, de coloração âmbar, é uma cerveja bem leve, de baixo teor alcóolico, na casa dos 4%. Fácil de beber como uma Pilsen, porém com sabor de malte caramelado marcante.
O nome Fuel – combustível em inglês – já demonstra a intenção da cervejaria em transformar sua Amber Lager em cerveja de batalha.
Fuel deve chegar aos PDVs neste fim de semana e também será lançada com um vídeo nas redes sociais. Veja por aqui
Feita para ocupar uma lacuna de mercado, a cerveja do Albanos é quase uma Pilsen de cor âmbar. É bem neutra em aromas vindos da fermentação, como deve ser uma cerveja Lager.
Adocicada, com sabor do malte lembrando um pão doce, não tem amargor, com baixíssimo a nenhum caráter de lúpulo. Uma cerveja para quem quer variar das Premium Lagers, no entanto quer manter o padrão de leveza e facilidade de beber.
No mercado desde o início de setembro, o rótulo vermelho a destaca nas prateleiras, sendo facilmente identificado entre os outros.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…