As Hard Seltzer parecem ser a novidade deste ano no mercado de bebidas dos Estados Unidos, Europa e Brasil. No ano passado foram anunciados vários lançamentos. Mas, aí veio a quarentena interrompendo projetos. E deixamos de ouvir falar nelas, pelo menos por ora.
Primeiro, é bom entendermos o que é uma bebida Seltzer, uma vez que no Brasil só conhecemos as pastilhas anti-ácidas Alka Seltzer, não é mesmo?
Seltzer são bebidas feitas à base de água gaseificada e aromatizantes de frutas. Uma espécie de refrigerante bastante gaseificado. Hard Seltzer, a promessa do mercado, contém álcool, portanto seria um refrigerante alcóolico, no qual a fonte de álcool pode vir da fermentação da cana de açúcar ou do malte de cevada, justamente aquele que faz cerveja.
Esse tipo de bebida foi lançado nos Estados Unidos em 2016 e logo caiu nas graças do público devido a alguns fatores:
Mesmo não ocupando uma faixa grande, as Hard Seltzer foram as que mais cresceram no mercado consumidor de bebidas alcóolicas nos Estados Unidos, nos últimos seis anos. Aumento de 43% segundo o site Beverage.daily.com
A marca Joví anuncia ser a primeira hard seltzer do país. Em seu site eles descrevem a bebida como menos doce que um vinho e menos ” pesada” que uma cerveja(?!). Com teor alcóolico de 4,5% ( maior do que muitas Session Beers), 115 calorias e 12 gramas de carboidrato, se compromete a ser uma bebida leve e fácil de beber.
De olho na novidade, a cervejaria artesanal Three Monkeys, do Rio de Janeiro, lançou em fevereiro deste ano a série Hintz, com quatro hard seltzer nos sabores: amora/morango/framboesa; limao/grapefruit/tangerina; limão/melancia/gengibre e maracujá/coco/abacaxi. Mas aí veio a quarentena e a novidade acabou passando despercebida.
Com um pé em Minas Gerais, a cervejaria Novo Brazil também conta com algumas seltzer em seu portfólio. Nos sabores grapefruit, pink mango e blue lime, as latinhas são vendidas a 1 dólar e 62 cents na Califórnia, sede da cervejaria.
Em janeiro deste ano , a Ambev lançou, com direito a anúncio no intervalo do Super Bowl, a Bud Light Seltzer, em quatro versões: morango, limão, manga e cereja. A bebida está sendo vendida, por enquanto, apenas nos Estados Unidos.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…