Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro consolidado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é a homenageada da segunda ação coletiva do Movimento Toda Cerveja.
No dia 19 de janeiro, 64 marcas de cerveja artesanal independente apresentam, simultaneamente, uma nova Catharina Sour para o seu público.
As cervejas Catharina Sour são levemente ácidas, devido à sua fermentação lática. Obrigatoriamente, elas devem ter a adição de frutas.
Os lançamentos serão realizados nos bares das próprias cervejarias e também em pontos de venda parceiros.
Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As marcas estão localizadas em 46 cidades.
De Minas Gerais, a cervejaria Küd, de Nova Lima, participa da ação com a cerveja Innuendo, lançada no dia 6.
Juntas, as cervejarias envolvidas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas aqui
A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a provar.
Ou seja, todas elas serão envasadas em lata com rótulo padrão.
A escolha pela Catharina Sour foi debatida entre as cervejarias participantes dessa ação.
“Decidimos homenagear esse feito inédito para o mercado em uma época do ano que tem potencial para ser o grande consumo sazonal de Catharina Sour, já que ela é leve, refrescante e tem o apelo do uso das frutas”, afirma um dos organizadores, Daniel Jeffman.
“Nós queremos que o consumidor perceba o quanto a cerveja artesanal independente é diversa e o quanto o setor, mesmo fragmentado em marcas diferentes, é representativo e lidera as inovações “comenta Janderson Martini, outro dos organizadores.
Vinícius Cordeiro completa que o movimento chegou aos criadores do estilo, que não só participam com as suas marcas mas vão compartilhar conhecimento com os demais participantes.
Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira.
A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).
A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…