Pão e Cerveja

Lançamentos, concursos e cursos cervejeiros: confira os destaques do Pão e Cerveja

Laut Fuel lançamento de outubro em destaque

O que é destaque no cenário cervejeiro nacional e internacional é pauta, a cada dia, na coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM de Belo Horizonte.

De forma descontraída e muito acessível aos ouvintes, nossa editora, a jornalista Fabiana Arreguy fala das novidades que possam interessar ao público leigo.

Confira abaixo o que foi destaque nesta semana:

2a-feira o destaque cervejeiro foi o concurso de latas Abracerva

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio para Bebidas (Abralatas) criaram o Prêmio Design na Lata.

Marcas de todo o país que tenham produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fabricados e comercializados em território nacional, podem participar.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de outubro no site http://www.premiodesignnalata.com.br.

Os rótulos serão analisados por uma comissão da Abracerva. Em seguida, passam pela avaliação de profissionais de publicidade, visual merchandising e design.

Os 15 melhor classificados passam para a segunda etapa, que inclui o envio de amostras físicas do material para sede da Abracerva, em Brasília.

E a partir de 6 de novembro, os consumidores poderão votar nas favoritas entre as 15 finalistas aqui no mesmo site. O resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro juntamente com os vencedores .

Gin da Ouropretana foi o destaque da 3a-feira

Gin Ouropretana é destaque na semana
Ouropretana investe em destilados. O gin já está nos pontos de venda

Depois do café maltado, a Cervejaria Ouropretana investe em um novo produto para seu portfólio diferente da cerveja.

Agora, a cervejaria localizada na cidade histórica traz para o mercado o seu London Gin, que leva um mix de botânicos diferenciado, testado várias vezes até chegar à fórmula final.

O gin é apenas a primeira das bebidas destiladas que a Cervejaria Ouropretana passa a produzir. Outras virão para se somar ao portfólio cervejeiro que conta com oito rótulos de cerveja regulares e mais a linha OP Cervejas Experimentais, lançada sazonalmente em edições limitadas.

Tanto as cervejas, quanto o café maltado e agora o London gin podem ser adquiridos por aqui

Na 4a-feira destacamos vários lançamentos de rótulos

Fuel é a Amber Lager da Laut. Um dos lançamentos que foram destaque na coluna Pão e Cerveja
Amber Lager Fuel é aposta de vendas da Laut para este último trimestre

Outubro está cheio de novidades cervejeiras nas gôndolas mineiras. As cervejarias escolheram o mês das Oktoberfest para lançar novos rótulos ou reedições de antigos rótulos, dando assim mais opções de compra ao consumidor.

Os Supermercados SuperNosso, por exemplo, acabam de lançar a segunda edição da cerveja própria, chamada Super Nossa. E desta vez escolheram o estilo Session IPA.

A cerveja é fabricada pela Cervejaria Albanos e está sendo vendida em latas de 473 ml. Já a própria Albanos está lançando uma cerveja Marzen, também chamada de Oktoberfest, para brindar a ocasião.

A Laut chega ao mercado com a sua Amber Lager chamada Fuel, para quem gosta de cervejas de baixa fermentação, mas quer um toque diferente de sabor.

A Sátira finalmente trouxe para os PDVs a cerveja ApfelBrut, feita com maçãs.

E o icônico bar Stadt Jever resolveu lançar a sua linha de cervejas engarrafadas, com o próprio nome.

Não será por falta de opções que o consumidor não vai variar em suas escolhas!

Na 5a-feira destacamos o curso oferecido pela Heineken com ICB a comunidades de periferia

Um curso de capacitação cervejeira gratuito voltado a comunidades da periferia. Este é o briefing do programa lançado pela Heineken do Brasil em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil, de São Paulo.

O curso, com 20 horas/aula, pretende formar 30 turmas até o ano de 2023. Para participar basta ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e ter interesse pelo universo cervejeiro.

50 por cento das vagas serão reservadas para mulheres, moradoras das comunidades contempladas no programa, uma forma de promover a inclusão.

A turma inaugural será aberta agora em novembro, em São Paulo, nas instalações da Graja Beer, que fica na comunidade do Grajaú.

Em janeiro de 2021 o programa passa a rodar outras capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, contemplando no total dez comunidades.

Banho de cerveja no Brasil foi o destaque da 6a-feira

Não é preciso mais viajar até a Repúplica Tcheca para tomar o famoso banho de cerveja em uma banheira cheia da bebida!

Agora, bem perto de nós, da cidade de Campos do Jordão, São Paulo, a Baden Baden oferece a experiência Baden Baden Beer Bath, um banho em ofurô com 45 minutos de duração.

A água é temperada com lúpulos e cascas de laranja, para lembrar os aromas das cervejas Witibier. Depois que saem do ofurô, os banhistas recebem uma hidratação com óleos essenciais de lúpulo para completar a experiência.

A experiência faz parte do tour à cervejaria em Campos do Jordão, mas está instalada no Hotel Boutique Quebra Noz.

Por causa da pandemia, somente duas suítes oferecem o banho, para duas pessoas em cada uma. É preciso reservar uma vaga para participar do Baden Baden Beer Bath.

O último fim de semana de outubro é o prazo final da ação. Então se apresse!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.