Pão e Cerveja

Tecnologia brasileira vai auxiliar um dos maiores concursos cervejeiros dos Estados Unidos

Gerenciar um concurso passa por várias etapas. O app brasileiro faz esse trabalho.

BAP será usado nos EUA

Beer Awards Platform – BAP – é o app desenvolvido para as sessões de julgamento da Copa Internacional da Cerveja POA, edição de 2019. A ferramenta funciona para a gestão completa de um concurso cervejeiro.

Desenvolvido pelos programadores de Curitiba, Augusto Fontes e Bruno Palaoro, em sociedade com o coordenador da CICPOA, Fábio Koerich Ramos e com Diego Retamal, responsável pela operação da competição, o Beer Awards Platform foi parar no concurso Best of Craft Beer Awards, dos Estados Unidos.

Um dos concursos que mais crescem no mundo, o BCBA vai utilizar o app Beer Awards Platform
Sessão de julgamento do Best of Craft Beer Awards

Esse é o concurso que mais cresce no mundo e a cada ano aumenta o número de cervejas inscritas. Somente na edição de 2020, realizada em fevereiro, foram 2237 cervejas competindo, sob julgamento de 99 jurados.

BAP será adotado nos EUA

E é justamente aí que o BAP, entra. Na próxima edição do Best of Craft Beer Awards, em 2021, o app será o sistema adotado para gerenciar todas as etapas da competição, desde as fichas de julgamento aos resultados finais.

Diego Retamal, um dos sócios do projeto explica que o Beer Awards Platform foi pensado como uma ferramenta que integrasse todas as etapas envolvidas em um concurso cervejeiro.

” “Quando nos associamos com Augusto e Bruno, buscávamos solução que integrasse toda a comunidade ao redor de um concurso: cervejeiros e cervejarias, organizadores, equipe de trabalho, juízes e apoiadores”, conta Retamal

” O BAP, além de evoluir de maneira decisiva nessa direção, oferece ao organizador ferramenta que permite integrar facilmente todos os processos envolvidos na produção de forma segura, garantindo ao mesmo tempo transparência e segurança no tratamento da informação”, explica.

Dois anos de testes

Foram dois anos até que o BAP estivesse pronto para ser aplicado na prática. Ele foi testado em diferentes concursos, como o VII Concurso Estadual de Cervejas Caseiras, organizado pela ACervA Catarinense, em julho de 2019, até ser adotado na CICPOA um mês depois.

BAP em utilização durante concurso cervejeiro
BAP já é utilizado em 4 diferentes países

Hoje o app já está sendo utilizado em quatro países latinos, ajudando na gestão de concursos caseiros de cerveja.

“Entre participantes, juízes e organizadores, já somamos uma comunidade de mais de 2 mil cervejeiros de toda América”, diz Diego Masiero, outro representante da CICPOA que integra a equipe do BAP.

Augusto e Bruno, os cérebros por trás do código do BAP, acreditam que a contratação por parte dos organizadores do Best of Craft Beer Awards esteja relacionada ao esforço que foi empreendido em criar uma ferramenta que fosse intuitiva e amigável a todos os usuários, mas que, ao mesmo tempo, garantisse segurança e integridade dos dados que são sigilosos e estratégicos para cada concurso.

“Procuramos soluções facilmente escaláveis e cloud-based para garantir alcance mundial para o BAP”, comentam.


O BAP está disponível para concursos de todos os portes, profissionais e amadores, por este endereço

Leia mais sobre concursos cervejeiros

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Novidades

Comentários