Pão e Cerveja

Vai um cafezinho cervejeiro aí? Ou uma cervejinha cafezeira, que tal?

O casamento entre café e cerveja tem várias faces interessantes. Blendado com maltes é uma inovação.

Café com malte Ouropretana

Café + malte = Cafetelier

Café na cerveja é uma das verdadeiras delícias criadas nos últimos tempos. As duas bebidas têm um grande potencial juntas, podendo o universo cafezeiro se integrar com perfeição ao cervejeiro.

Prova disso são os rótulos de cerveja, não somente produzidos no Brasil, que recebem café em sua composição. São inúmeros, acreditem. E nem sempre óbvios, como com o ingrediente acrescentado em cervejas de malte torrado.

Muitas cervejas de maltes claros, como Blondes e Pilsens, com o ingrediente se transformam em um drink gelado, bastando abrir a garrafa ou lata para se deliciar delas. Já fiz listinha de algumas por aqui.

Blendado com malte

Mas hoje quero falar de café aliado à cerveja de outra forma. Recebi há cerca de uma semana um pacote do produto maltado, blendado na Cervejaria Ouropretana.

O ingrediente, moído em maior gramatura ( própria para a prensa francesa), vem todo mesclado com grãos de malte. É para ser extraído assim, tudo junto!

Blend de café e malte da cervejaria Ouropretana
Os grãos de malte e de café se mesclam

Segundo o proprietário da Ouropretana, Leonardo Trópia tudo começou como uma curtição – ” Aqui na cervejaria começou como brincadeira esse blend de café e malte e virou o café da casa!”

Cafetelier Imperial Stout dá nome ao café blendado, assim como batiza a cerveja que o tem como ingrediente. Ou seja, dá para tomar uma xícara ou um Pint. Basta escolher a forma que mais te agradar.

Da variedade Topázio Amarelo, plantado a mil e cem metros de altitude, na região da Mantiqueira de Minas, ele é misturado a três tipos de malte, com características de caramelo e chocolate.

Café com malte Ouropretana
Café + malte = Cafetelier

Vendido em pacotes de 180 gramas, Cafetelier, por enquanto, está sendo comercializado apenas pela loja online da cervejaria.

Verdadeira delícia!

Eu extraí o Cafetelier exatamente da forma indicada no pacote,com as medidas sugeridas. E adorei! O malte traz notas de biscoito e nozes, muito interessantes. Já o café tem pouca citricidade, o que me agrada bastante também.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários