Pão e Cerveja

Coranavírus: ações cervejeiras de solidariedade que merecem destaque

O momento é de generosidade e cooperação. Cervejarias entram nesse espírito para doar o que podem e sabem fazer.

Ação cervejeira da Capa Preta em solidariedade aos mais vulneráveis

1000 frascos fabricados em parceria com a NutraHair

Ações cervejeiras no combate ao coronavírus têm sido empenhadas no mundo inteiro. Mesmo que pareçam muito pequenas, são ajudas valiosas para quem é mais vulnerável neste momento.

Um dos setores mais afetados economicamente, já que lida com artigos em nada essenciais, o mercado de bebidas em geral, tanto gigantes quanto artesanais, tem se doado para ajudar como podem.

Destacamos algumas iniciativas empreendidas por cervejarias de Minas, do Brasil e do mundo. Elas falam por si só e mostram que solidariedade deve vir de qualquer instância, sem ideologias, nem partidos políticos.

Em Minas Gerais

Cervejaria Capa Preta produziu um lote de 1000 frascos de álcool gel 70%, em parceria com a indústria de cosméticos Nutrahair, para doar a instituições carentes. No momento em que a receita da fábrica cai vertiginosamente, como acontece com todas as empresas do mundo, a cervejaria coloca sua capacidade produtiva à disposição.

As entidades contempladas com a doação da Capa Preta são:

  • Cape BH
  • Creche Recanto do Menor
  • Hospital Felício Rocho
  • Instituto Mano Down
  • Secretaria de Saúde Municipal de Nova Lima
  • Associação Imagem Comunitária
Ações cervejeiras do bem! Capa Preta produz álcool gel para doar a entidades carentes
Os frascos de álcool Capa Preta serão entregues a várias instituições

Em São Paulo, mais ações cervejeiras

Na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, várias cervejarias se uniram para arrecadar alimentos a serem doados a comunidades vulneráveis. No último fim de semana, distribuíram cervejas e chopes em troca dos alimentos.

A cada kg de alimento doado, a pessoa ganhava 1 litro de cerveja em troca. A entrega dos alimentos foi feita no sistema drive-thru, sem aglomerações, nem contato humano.

Participaram da ação as empresas: Brewtainer, idealizadora da iniciativa, além das Cervejarias Germania, Campinas, Invicta, Daoravida , Madalena e Berggren.

Vinhedo, em SP, desenvolveu uma ação solidária bem legal. Trocou cerveja por alimentos a serem doados.
Foto: Jornal de Vinhedo

Ações cervejeiras para o Brasil inteiro

Depois de produzir álcool gel para doação a hospitais, a Ambev começou a confeccionar 3 milhões de máscaras de proteção, usando o plástico das PETs de Guaraná Antártica.

Os equipamentos de segurança foram fabricados em Guarulhos- SP, em uma empresa parceira do projeto. E passaram por avaliação técnica do INOVA USP-Centro de Inovação da Universidade de São Paulo e do INOVAHC-Centro de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A partir da próxima semana, as máscaras serão encaminhadas ao Ministério da Saúde que fará a distribuição a hospitais de todo o país.

Ambev tem várias ações cervejeiras. Desta vez vai doar 3 milhões de máscaras ao Ministerio da Saúde
Máscaras fabricadas a partir das PETs do Guaraná Antártica

Dos EUA para todo o mundo

Nos Estados Unidos, a cervejaria Other Half Brewing, de Nova York, desenvolveu uma receita de IPA em regime de open source, ou seja, qualquer cervejaria do mundo pode produzi-la aderindo ao projeto All Together.

O objetivo é fazer uma cerveja maravilhosa, com o menor custo possível, para que o dinheiro arrecadado com a venda seja doado aos funcionários do setor de serviços das comunidades aonde as cervejarias atuem.

Produtores de cerveja, auxiliares de fábrica, garçons, barmen, lavadores de copo, vendedores de cerveja, entre outros, serão beneficiados com a ajuda financeira advinda da renda obtida com as cervejas.

Mais de 400 cervejarias norte-americanas já aderiram ao projeto, que convida empresas do mundo inteiro a participar.

Em Minas Gerais, a cervejaria Tarin e as growlerias Go Growler e Craft Station, de Belo Horizonte, já se cadastraram e brassaram nesta semana a receita compartilhada pela Other Half Brewing. Quem comprar desta cerveja estará automaticamente colaborando com a causa.

Mais uma das ações cervejeiras, esta foi  idealizada em Nova York para quem quiser adotar. Em Minas Gerais Tarin, Go Growler e Craft Station participam.
A cerveja pode ser produzida por qualquer cervejaria do mundo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários