Pão e Cerveja

É tempo das maçãs no universo cervejeiro!

Cerveja com maçã é diferente de sidra. Ambas são fermentados feitos
com a fruta. Novidades que chegam ao mercado por agora.

Cerveja com maçã é a novidade que a cervejaria Sátira, de Minas Gerais, traz para o mercado e deve lançar oficialmente assim que a quarentena acabar.

Não é sidra, também um fermentado de maçã. É cerveja mesmo. Feita com maltes de cevada e de trigo, além do suco da fruta.

Cerveja com maçã já havia sido feita em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, pela cervejaria Província. Só que essa é uma sem álcool, premiada, inclusive, na Copa Cervejas de Porto Alegre em 2018.

Cerveja com maçã, lançamento da Sátira, de Minas Gerais
Apfel Brut é feita com maltes de cevada, de trigo e suco de maçã

A cerveja da Sátira é bem leve. Nada amarga, com IBU baixíssimo e bastante sabor de maçã. É uma Brut, de cor palha claríssima, extremamente carbonatada, envasada em garrafa de espumante, com o qual se assemelha. Uma delicadeza em sabor!

Também de maçã, sidras são opções

Feitas de maçã, as sidras também são a aposta da Cervejaria Antuérpia, de Juiz de Fora. Ela acaba de lançar uma linha de três diferentes sidras, cujas receitas são assinadas pelo cervejeiro e autor do livro Microbiologia da Cerveja, Carlos Henrique de Menezes.

As três sidras são:

  1. Dry – chamada Best Apple, é feita com maçãs brasileiras. ABV 6,5%

2. Semi- sweet Original – feita com um blend de maçãs. ABV 5,5%

3. Semi-sweet Rosè – com extrato de hibisco. ABV 5,5%

Também feitas de maçã, as cidras são bebidas pouco populares no Brasil. Mas há cervejarias apostando nelas
Sidra Antuérpia em parceria com o Manobier, Carlos Henrique de Menezes

Por que no Brasil não agradam?

Para quem gosta de bebidas leves e frutadas, as sidras podem ser uma belíssima opção. Já falei sobre elas por aqui, contando inclusive a origem da bebida. Mas, ao que parece, o brasileiro tem mesmo preconceito em relação a sidra, devido ao (mal) educado paladar por marcas muito baratas vendidas no país.

Nos Estados Unidos e Inglaterra, as sidras são vendidas em todos os bares, servidas na pressão. Mais uma vez, quem sabe, o brasileiro pode ter a chance de se desfazer da má impressão que tem sobre a bebida?

Prove as sidras e a cerveja com maçã e trace um veredicto mais justo sobre os fermentados da fruta.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.