Pão e Cerveja

17 de março é o dia oficial de São Patrício. Confira 10 curiosidades sobre a data

17 de março é o dia oficial de St.Patrick. Conheça alguns fatos ligados à data e saiba como comemorar em BH.

Trevo de St.Patrick

Hoje, 17 de março, é o dia oficial de St. Patrick. Em todo o mundo o santo é celebrado nesta data, que marca a morte do padroeiro da Irlanda. É creditado a São Patrício a instalação do cristianismo naquele país.

Confira 10 curiosidades sobre o St.Patrick´s Day

Foi no Século XVII que o Dia de São Patrício começou a ser celebrado como uma forma de exaltação da cultura irlandesa. Por isso as paradas, músicas, comidas especiais e a cor verde. Aliás, sabe por que a cor verde é associada a este dia?

  • St.Patrick nunca se vestiu de verde. A cor usada pela santo, na verdade, era o azul. Mas, a partir do Século XVIII as celebrações ao santo foram associadas ao movimento de independência da Irlanda, que tem o verde como a cor de sua bandeira. Taí a razão das festas de St.Patrick contarem com decoração verde.
  • Apesar de ser o padroeiro da Irlanda, St.Patrick não era irlandês. Na verdade, ele nasceu na Escócia, tendo ascendência romana. O santo nasceu no Século IV.
  • O trevo, tão associado a St.Patrick, era usado pelo santo como uma metáfora à Trindade Santa – Pai, Filho e Espírito Santo – ao introduzir o cristianismo na Irlanda.
  • Um dos milagres creditados a St.Patrick é o de ter eliminado a presença de serpentes na Irlanda. Mas, por ser circundado por mares extremamente gelados, o país nunca foi habitat para as cobras, portanto este é um mito ligado ao santo.
  • O nome de batismo de St.Patrick é Maewyn Succat. Patrício foi o nome adotado pelo santo ao se tornar sacerdote cristão.
  • A primeira parada de St. Patrick fora da Irlanda, na América, foi realizada em Nova York no ano de 1762 por imigrantes do país britânico, que desde 1736 habitavam nos Estados Unidos, primeiramente em Boston.
  • Em Chicago, todos os anos desde 1962, o rio Chicago é tingido de verde no dia 17 de março.
  • Somente na década de 1970 a festa de St.Patrick passou a ser associada à cerveja na Irlanda. Até então, era uma celebração estritamente religiosa, em que todo o comércio era fechado, incluindo os bares. Mas como uma exposição de cães, realizada sempre nessa data, podia vender produtos, o comércio passou a ser permitido.
  • É uma tradição nos Estados Unidos que, a cada ano, no dia 17 de março, o líder irlandês no país entregue ao presidente um vaso de cristal cheio de trevos em sinal de cooperação e boas relações entre Irlanda e Estados Unidos.
  • A cada dia, em todo o mundo, a cerveja irlandesa Guiness vende cerca de 5 milhões e meio de litros. No dia 17 de março, o volume vendido é dobrado.
St.Patrick utilizava o trevo para simbolizar a trindade santa - Pai, Filho e Espírito Santo
Trevo era utilizado por St.Patrick para pregar o cristianismo

Drink especial de St. Patrick

Não só de chope verde vive a Irlanda. E, como bons marujos gastronômicos, a equipe do Piratas BBQ buscou referências de outras bebidas para criar um coquetel exclusivo, o “Shamrock” – trevo símbolo oficial do país.

Criado pelo bartender Conrado Salazar, a receita do Shamrock leva whiskey irlandês Jameson, além de chá earl grey e o worchestershire sauce, conhecido no Brasil como molho inglês, que são produtos muito consumidos por lá.

Um toque de limão siciliano fez a ligação da Europa com a América do Norte e a laranja (da angostura), a manga, a pimenta e o gengibre, também usados no drink, foram ingredientes asiáticos que viajaram o mundo e se adaptaram muito bem a Minas Gerais.

O drink estará disponível até o final de março e os clientes do bar que comprarem o coquetel ganharão um copo colecionável Jameson.

Serviço:

Piratas – Food x Beer x Drinks

Rua Alberto Cintra, 80, bairro União

Ter a Qui: 16h às 0h30 | Sex e Sáb: 15h às 1h | Dom: 15h às 23h

Foto: Divulgação Piratas BBQ

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Novidades