Pão e Cerveja

A nova moda são as sour, será?

Alguém outro dia me disse que a nova moda de consumo no Brasil são as cervejas ácidas, ou sour, como se fala em inglês. Primeira coisa: moda para beber ou comer qualquer coisa me parece uma ditadurazinha dura de engolir, literalmente! Desde quando precisamos seguir tendências para ter vontade de consumir alguma iguaria ou bebida? Isso não deveria seguir pura e simplesmente nosso paladar? Bom… passado o desabafo, vamos à análise do que são as cervejas ácidas, para que você mesmo, leitor, faça seu juízo sobre o assunto.

O sabor ácido na cerveja pode vir de diferentes fontes, sendo as mais comuns leveduras selvagens e bactérias lácticas. Ambas conferem à bebida um azedo por vezes tão pronunciado que, para não espantar o consumidor, o produtor acrescenta frutas que amenizem tal sensação. É o caso das famosas Lambic, denominação de origem para uma pequena região produtora da Bélgica, onde cerejas ou framboesas são colocadas nas cervejas tradicionalmente fermentadas em tanques abertos, sujeitas à ação de leveduras do ar. Eu, particularmente, adoro esse estilo. O sabor ácido me cai muito bem. Mas o que invariavelmente noto quando tomo cervejas ácidas em um grupo de amigos é que poucos me acompanham no gosto por elas. A rejeição é imediata. Há quem torça o nariz com veemência, chegando a me alertar que a cerveja está estragada, veio azeda! Em outros casos, poucos, a pessoa não chega a perceber tão presente o sabor, mas não aprecia o aroma, uma vez que as Brethanomyces, que são leveduras selvagens, conferem cheiros muito estranhos à bebida, descritos por alguns como " cheiro de suor de cavalo” ou " cheiro de jaula de macaco"… eu não faço esse paralelo, até porque não tenho contato algum com cavalos suados e macacos enjaulados. Para mim, apesar de estranho, o aroma dessas cervejas remete muitas vezes a baunilha, a coco, que se misturam às frutas vermelhas. Uma delícia a meu ver!

Mesmo apreciando bastante as sour, não consigo acreditar que elas se popularizem ao ponto de ser moda entre consumidores. Não mesmo! Acho que elas podem até ser mais bem aceitas por um público que tem procurado se informar melhor e conhecer mais os estilos de cerveja existentes. Mas daí a desbancarem, por exemplo, as Ipas que encontram cada vez mais seguidores no mercado, é uma distância absurda. E você? Acredita que uma cerveja ácida possa lhe subir à cabeça? Experimente e me conte depois.!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Líquido e Certo