Pizza e cerveja formam um belíssimo par. Saiba porque
Pão e Cerveja

Pizza e Cerveja: 10 dicas certeiras de harmonização

Que tal combinar pizza e cerveja? Um casamento que tem tudo pra dar certo, basta fazer as escolhas certas.

Pizza Margherita tem manjericão, ótimo elo para definir qual princípio de harmonização será utilizado.
Pizza Koctus Pizzaria / Foto: Ricardo Koctus

Pizza e cerveja formam um belíssimo par. Felizes os italianos que bem sabem disso e se utilizam da combinação com muito mais frequência do que o brasileiro possa imaginar.

Temos a mania por aqui de achar que toda massa pede vinho como acompanhamento, como se por ser de origem italiana, a pizza obrigatoriamente precise ser acompanhada pelo fermentado de uvas.

Cerveja é um fermentado de grãos, ou seja, tem os mesmos elementos das massas. Por isso a combinação é exata. 10 de julho é marcado como o Dia da Pizza e para comemorar trazemos 10 dicas certeiras de como harmonizar as redondas ( e às vezes quadradadas também) com cerveja

Pizza e Cerveja:como combinar

Para massas brancas, cervejas claras, cujo sabor de pão se sobressai. Para massas com tostados do forno, como é o caso das pizzas, cervejas de maltes escuros, que ressaltam o sabor torrado.

É claro que os recheios das pizzas interferem, e muito, na harmonização. São eles que vão definir os sabores e o teor de gordura, portanto a escolha da cerveja ideal para cada pizza depende do que vai por cima da massa.

Princípios de harmonização

Harmonização é como montar um quebra-cabeça. Ir encaixando os sabores da comida e da bebida como se fossem peças. Para gordura em excesso, cervejas mais alcóolicas, amargas e/ou ácidas, porque promovem a limpeza do paladar.

Para recheios em que o sal se sobressai, cervejas maltadas, ou seja mais doces e contrastantes, para equilibrar o conjunto. Ou se pode partir para cervejas mais amargas, porque amenizam o sal.

Possibilidades são muitas… e aqui vão dicas certeiras para acertar em cheio nas harmonizações entre pizza e cerveja:

  1. Observar o que se sobressai no recheio da pizza: temperos? embutidos gordurosos? muito ou pouco molho de tomate?
  2. Definir qual o gosto básico dominante: sal? doce? amargo? ácido? umami?
  3. Determinar o que você quer destacar no sabor da pizza para que a cerveja possa ser um catalisador de tais características
  4. Procurar cervejas cujo grau de torrefação do malte se identifique com o gosto básico dominante
  5. Procurar cervejas mais carbonatadas, porque trazem sensação de leveza
  6. Procurar cervejas cujos sabores primários – malte e lúpulo – se destaquem, pois aquelas em que os aromas e sabores advindos de fermentação são dominantes tendem a concorrer com os da pizza.
  7. Achar um elo que possa ser a linha-mestra do conjunto: manjericão, defumado, alcaparras, cogumelos… esses elementos na pizza podem coincidir com os de determinadas cervejas, formando semelhança
  8. Molho de tomate tem acidez, lembre-se sempre disso. Ao escolher a cerveja, pense em equilibrar esse sabor.
  9. Queijo é gorduroso, logo, cervejas de lupulagem mais alta, principalmente as de perfil cítrico, podem promover uma boa limpeza do paladar.
  10. Cervejas Bohemian Pilsen podem ser coringas na harmonização com pizza. Têm amargor pronunciado, mas ao mesmo tempo sabor de pão evidente. São leves, muito carbonatadas e promovem um descanso ao paladar, permitindo que se coma a pizza enquanto se bebe, sem causar sensação de empanzinamento.

+ você pode gostar também da harmonização de cerveja e queijos

Pizzas de sabores mineiros + cervejas: aposta da Koctus Pizza

Uma das pizzas do cardápio novo da Koctus - Mineirinha - com queijo do Serro, bacon e umbigo de banana
Mineirinha – uma das pizzas do novo cardápio Koctus/ Foto: Ricardo Koctus

Para inovar no verão, ou seja, o inicio do ano, a Koctus Pizzaria lançou um cardápio de 4 pizzas com recheios inusitados e bem mineiros.

A criação do menu especial ficou à cargo do chef-consultor Juliano Caldeira, que caprichou nas pancs, porco e queijos artesanais de Minas.

As harmonizações com cervejas são assinadas por mim. Confira como ficaram:

*Pizza de queijo do Serro com 60 dias de maturação, alho assado, bacon fatiado e umbigo de banana + Cerveja Krug Dunkel

*Pizza de queijo de cabra fresco,copa lombo cozido em baixa temperatura, molho de jabuticaba defumado + Cerveja Prússia Red Ale

*Pizza de requeijão escuro do Norte, carne seca, melado de cana e couve frita + Krug Dry Stout

*Pizza de queijo do Serro com 60 dias de maturação, cupim cozido em baixa temperatura e orapronobis + Prússia Bohemian Pilsen

Em tempos de pandemia

Mas, como a quarentena veio atropelar todos os projetos pensados para 2020, o cardápio especial teve de ser deixado de lado e a Koctus teve de se adaptar, assim como todos os demais bares e restaurantes do Brasil.

Assim, a pizzaria está entregando suas criações tradicionais pelos apps de comida delivery. Então, nem o isolamento é desculpa para não se comemorar o Dia da Pizza como se deve: comendo!

Serviço:

Koctus Pizza: Rua Marília de Dirceu 159 – Lourdes

Aberto de 4a feira a domingo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments