Pão e Cerveja

É cerveja puro malte, então tem qualidade. SQN!

O Marketing, ah o marketing… como ele se faz presente em tudo, até mesmo na apresentação de nós mesmos aos outros. E como introduz conceitos errôneos que nos dá um trabalhão desfazer! Quer um exemplo? Cerveja Puro Malte, o atual sinônimo de qualidade! Nunca se viu tantas vezes ser alegada nos rótulos, nas propagandas e gôndolas. E nunca foi uma expressão tão equivocada quanto agora. Me faz lembrar o início dos anos 2000, quando as cervejas artesanais exibiam orgulhosamente em seus rótulos a expressão ” De acordo com a Reinheitsgebot ” como se isso fosse garantia de cerveja gostosa! 

Expressão vazia

Eu lido com público leigo, o que é altamente inspirador. Preciso me fazer ser entendida fora do nicho cervejeiro, justamente para conquistar cada vez mais pessoas para dentro dele, porém tem sido difícil me fazer entender por aquele que nem sabe o que é malte quando tento explicar que cerveja puro malte é apenas uma expressão vazia, que em nada está ligada à qualidade da cerveja. Prova disso é que hoje temos tantas “American Lager” pífias anunciadas como tal!

Deseducação do consumidor

Houve um tempo em que alegar ser uma cerveja puro malte servia como diferenciação entre cervejas artesanais e mainstream, ou seja, se relacionava ao estilo Pilsen. Hoje já não faz qualquer sentido utilizar a expressão como garantia de qualidade, até porque é uma forma de deseducar o consumidor. Nem toda cerveja é puro malte, como bem sabemos! E mostrar isso é essencial para que os novos consumidores entendam que há uma imensa variedade de estilos disponíveis no mercado.

Destacar o que de fato nos diferencia

Wits belgas. Sweet Stouts. Oatmeal Stouts.NEIPAs. Fruit Beers. Goses. Brut IPAs… Como explicar ao público acostumado a acreditar que só a ” cerveja puro malte” é boa, que tais estilos super em voga em nossos tempos não são puro malte? É preciso pensar melhor nas estratégias de marketing utilizadas pelas cervejarias. E não cair na vala comum plantada pelos grandes grupos cervejeiros ao focar nas puro malte. Deixa que eles usem essa expressão à exaustão. E sigamos por outro caminho, ensinando o que é malte e mostrando que ele não é garantia para a cerveja ser boa, gostosa, bem elaborada, com receita diferenciada.

Mostremos o que de fato faz as cervejas artesanais serem melhores! Tem muito mais valor destacar no rótulo: ” cerveja local”; “cerveja independente”; ” apoio ao pequeno produtor”… expressões  mais valorosas e de acordo com a filosofia de trabalho diferenciada da qual devemos nos orgulhar.

Me siga também nas redes sociais

facebook.com/radiopaoecerveja

twitter@paoecerveja

instagram@fabiana.arreguy

Ou ouça diariamente a coluna Pão e Cerveja na www.fm1029.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários