Pão e Cerveja

Documentário O Petroleum é Nosso passa a limpo quatro anos de mercado

Um documentário que levou quatro anos para chegar ao mercado. Fala do segmento de cervejas artesanais no Brasil antes e após as aquisições de microcervejarias por grandes grupos. Material para guardar como consulta histórica,

Foram quatro anos, entre arrecadação coletiva, financiamento, produção, filmagens, edição para que o filme ficasse pronto. Finalmente o documentário O Petroleum é Nosso pode ser visto. Eu tive a sorte de assisti-lo em uma pequena avant-première promovida pela Universidade UNI em Belo Horizonte. Confesso que esperava um material mais agressivo, acusatório talvez, e qual não foi minha surpresa com a narrativa equilibrada sobre a evolução do mercado de cervejas brasileiras na última década.

Com certeza a intenção dos cervejeiros da DUM, Murilo, Luiz e Júlio ao pensar em um documentário, lá atrás ainda em 2013, era contar o case Petroleum, a cerveja de panela que conquistou o público a ponto de sua receita ser negociada com a  Wals e passasse a ser produzida em larga escala, rendendo importantes prêmios à cervejaria mineira. O mote do filme era esse. O que não estava no script era a entrada da Ambev na jogada, modificando por completo o andar dessa história. Andar que ainda não terminou, porque o imbróglio sobre os direitos sobre a receita da Petroleum continua.

No filme, players importantes do mercado cervejeiro nacional, além do norte-americano Pete Slozberg, são ouvidos em entrevistas que traduzem o pensamento de uma época, em confronto com o pensamento de agora. As diferenças de discurso são impressionantes e nos fazem pensar em como não existem verdades absolutas,  existem versões maleáveis da verdade, que se modificam de acordo com interesses. Ao fim tudo são business!

Dizem que o brasileiro é um povo sem memória. E talvez o sejamos mesmo. Não costumamos registrar a História, não costumamos revisitar nosso passado, nossas posturas anteriores, para entender como chegamos ao presente e como estamos caminhando para o futuro. Um dos grandes trunfos do documentário é resguardar a memória deste nosso mercado ainda tão criança. Será útil daqui a alguns anos ter esse material como fonte.

O Petroleum é Nosso foi produzido a partir de financiamento coletivo, então só terão acesso ao filme, neste primeiro momento, os investidores, que receberão uma cópia em DVD. Após a entrega para todos aqueles que o financiaram, o documentário será exibido em locais públicos, em diferentes cidades brasileiras. Replicando o que os cervejeiros da DUM vêm dizendo desde o início dessa empreitada: Aqueles que tiverem paciência serão recompensados!

Me siga também nas redes sociais:

Instagram@fabiana.arreguy

Facebook.com/paoecerveja

Twitter@paoecerveja

Ouça aqui os áudios da coluna Pão e Cerveja da Rádio CDL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.