Pão e Cerveja

Qual cerveja poderia traduzir o Outono?

O outono é uma estação de espera, de preparação para o inverno. Interessante por ser transição, o outono deveria inspirar mais cervejarias a produzirem a cerveja própria da estação.

As folhas secas de coloração avermelhada marcam o Outono

Cervejas de outono podem ser inspiradas nas cores das folhas que caem nesta época

Cerveja de outono, será que ela existe e foi propositalmente pensada para tal estação? Outono é minha estação preferida. Não passa um ano sequer que eu não reafirme isso.

Ontem dormi pensando no outono e em todas as suas traduções. Estação discreta, que prepara nosso corpo e nosso espírito para o inverno. Nele podemos sentir o ventinho frio que anuncia o que há por vir. E esse vento tem cheiro. Sim, eu sinto o cheiro do vento de outono! E como ele me faz bem…

Cervejas de verão existem, mas e as de outono? Quais são?

Fico pensando em como poderia ser descrita uma cerveja de outono. Acho que já o fiz por aqui, cinco anos atrás. E desde lá mantenho minha concepção de estilo próprio da estação, ainda que não tenha sido criado especificamente para ela.

Cervejas de verão existem muitas. Até o nome Summer descreve um estilo. Mas desconheço a existência de Autumn Ale ou Fall Lager. Nada, nadinha que faça referência à minha estação preferida.

Fiz enquete no Instagram. Para muitos que responderam, as IPAs são a tradução de uma cerveja de outono. Mas, pra mim não… acho que o outono pede cervejas menos exuberantes, marcantes em sua discreção.

Minha cerveja de outono ideal tem perfil semelhante às cores e cheiros da estação
As folhas em tons vermelhos, alaranjados, marrons são inspiração para a cerveja de outono ideal

Penso nas cores do outono, como os tons alaranjados, marrons, terrosos. As cores que marcam os fins de tarde, cada dias mais tardios nessa estação. São elas que me inspiram a pensar no perfil ideal de uma cerveja de outono.

Cerveja de outono deve refletir as cores e cheiros da estação

Para mim a cerveja de outono tem coloração âmbar, avermelhada, até mesmo marrom. Seu aroma mescla amendoados de malte com herbais secos de lúpulo. Além de ésteres, lembrando frutas maduras como ameixas e passas, vindos da fermentação. É uma cerveja Ale, de alta fermentação, com teor alcóolico que pode chegar até os 8%, mas nunca menor do que 5%

Se fosse encaixar estilos no perfil de cerveja de outono que eu mesma tracei, esta seria a lista:

  • Amber Ale
  • Irish Red Ale
  • Brown Ale
  • Tradicional Bock
  • Belgian Dubbel

E aqui vão algumas sugestões de rótulos em tais estilos para você eleger a sua cerveja de outono:

Irish Red Ale, caramelada e com tons vermelhos, caracteriza bem uma cerveja de outono
Mills, cerveja mineira que representa bem o estilo
  • New Belgium Fat Fire : uma Amber Ale deliciosa, que tomei nos Estados Unidos, mas que pode ser comprada no Brasil. Confira aqui
  • Mills Irish Red Ale: produzida em Minas Gerais, esta é uma cerveja que sempre tomo na Odeon Bebidas a Granel, do Velho Mercado Novo. O chope pode ser comprado online e entregue em sua casa durante a quarentena.
  • Albanos Brown Ale: cerveja premiada por mais de uma vez desde seu primeiro lote. É uma American Brown Ale muito elegante e com as notas amendoadas de malte que tanto traduzem o outono. Peça por aqui
  • Schorstein Bock: estilo muito injustiçado no Brasil, pois existem poucos exemplares produzidos pelas cervejarias nacionais. A Bock da Schorstein, cervejaria de Santa Catarina, é muito fiel ao estilo e bem gostosa. Pode ser comprada pela internet facilmente.
  • Verace Oroboro: uma Belgian Dubbel mineira maravilhosa. Com sua cobra-mascote estampada na garrafa, tem os ésteres que lembram ameixa seca, mais os caramelados do malte que trazem tanto o sabor de outono. Também faz entrega delivery nesta quarentena.
Outra cerveja de outono, com o perfil da estação, é a Dubbel da Verace
Cerveja Oroboro, a Dubbel da Verace tem todo o perfil de uma cerveja de outono

E como proposta de harmonização, por que não Vivaci – As 4 Estações?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.