Cervejas com validade vencida podem ser consumidas?
Pão e Cerveja

Cerveja estraga depois da validade vencida?

Cervejas com validade vencida nem sempre precisam ser descartadas. Algumas se beneficiam com o tempo!

Cervejas guardadas

Esta é uma amostra de cerveja que venceu há 7 anos

Cervejas com validade vencida devem ser jogadas fora? Quem já não teve essa dúvida ao perceber que levou pra casa várias garrafas ou latas de um determinado rótulo e só descobriu que a validade estava vencendo, ou até já havia vencido, quando não dava mais para trocar o produto?

Muitas vezes sou abordada com a pergunta sobre os riscos de ingestão de uma cerveja que já venceu. E a minha resposta é: não tem risco algum à saúde, porque cerveja não estraga como outros alimentos afetados por agentes patogênicos.

Isso não quer dizer que a bebida esteja gostosa para o consumo.

Ainda que não afete a saúde do consumidor, as cervejas com validade vencida sofrem alterações consideráveis na sua qualidade sensorial. O sabor, a cor, o cheiro, a carbonatação são afetados pela ação do tempo, tanto quanto nós seres humanos. Não há como evitar o processo de oxidação na bebida, ainda que ele se revele positivo em alguns casos.

A validade da cerveja é calculada sob o critério do que se chama ” shelf life“, ou seja, o tempo de vida útil dela em prateleira, sendo contado a partir da data de produção da bebida. Mas, na maioria das vezes esse tempo de vida útil é convencionado pela legislação como sendo 12 meses. As cervejarias que tratam com rigor a qualidade de seu produto, costumam fazer testes em laboratório de shelf life forçado ( leia mais sobre isso por aqui).

Cervejas com validade vencida podem ser consumidas muito tempo depois
Uma cerveja vencida há 7 anos aguardando ser consumida

Muita gente no meio cervejeiro, me incluo nesse rol, tem o estranho costume de guardar cervejas para além de sua validade. São experiências para entender como a cerveja estará após anos vencidas. E eu lhe digo que tenho desfrutado de belas surpresas ao abri-las.

Mas há alguns critérios observados para essa guarda :

  • Cervejas de maltes claros não se prestam para esse fim. Os maltes escuros têm maior resistência às tranformações do tempo e as oxidações se revelam nelas de forma agradável.
  • Cervejas de baixo teor alcóolico também não resistem ao tempo. Para guardá-las é preciso contar com a conservação promovida pelo maior teor alcóolico.
  • Cervejas guardadas por muito tempo têm 95% de probabilidade de perder toda a carbonatação, estando flat ao ser abertas.
  • Para guardar as cervejas deve-se providenciar um local escuro, sem umidade, sem cheiros fortes e sem a presença, ou proximidade, de produtos químicos.

Alguns estilos de cerveja têm validade de décadas.

Geuzes e Lambics são um bom exemplo. As centenárias cervejas ácidas de fermentação espontânea belgas se beneficiam do seu tempo na garrafa. Tanto assim que a data de vencimento sugerida em seus rótulos costuma ser de 15 a 20 anos.

Cervejas podem ter data de validade de décadas, como a Geuze Mariage Parfait
Esta Geuze tem validade até 2032 como se vê no rótulo

Agora você já sabe: cervejas com validade vencida não estragam e nem podem te fazer mal! Se encontrar uma promoção daquelas imperdíveis, colocando o preço da bebida na casa dos centavos porque vai vencer dali a alguns dias, pode comprar e beber sem medo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério de Araújo Barbosa

Muito boa e esclarecedora a reportagem….

Magnum Siqueira

Compro bastante cervejas em promoção, principalmente na internet. O que faço (e aqui é fruto de ouro achismo) é deixar na geladeira se a “validade expirar”. Como costumo comprar a média que já sei que irei consumir, geralmente não passa mais de uma semana vencida.

Elmo Gomes

Eu ganhei do meu chefe, no final de ano de 2020 uma cerveja artesanal produzida pelo mesmo chamada “etanoiss” sendo que no lugar o o tem um boneco muito doidão tirando o chapéu que é uma tampinha. Tá! Mas hoje depois de sete meses, doido para beber uma cerveja me lembrei dela, olhei a dada da validade e já venceu em junho. De fato o gosto é horrível, agora se vai fazer mal só vou poder dizer mais tarde ou a minha Alma (Cruz credo)!

VERONICA RODRIGUES DE NEGREIROS

E está tudo bem? vc ta vivo ainda?

Lucielle Soares

E eu que comprei duas caixinhas de Amstel com meu distribuidor de confiança, tomei a primeira e já senti a diferença. Pensei deve estar choca, continuei tomando aos poucos e a dor de cabeça matando e com duas cervejas, já sentia algo no estomâgo. Por fim, fui para a outra caixinha e surpresa, gosto horrível de novo, por fim quase pra joga fora e com pena, vi a validade e incrivelmente venceu a um mês.

Mikael

Tá, mas pego direto Brahma duplo malte vencida há 4 meses, na latinha de 310, bebo e nunca me fez mal e nem vi alteração no gosto, mas será q faz mal todo esse tempo vencido?

Adauri flores

Ganhei 3 caixa de Skol já vencida a 7 meses tomei e estou aqui comentando

Carlos

Só registro, estou tomando hoje 14/01/2023 uma Stella Artois vencida em outubro de 2022, não senti nenhuma diferença no sabor

José Paulo

Pois é. Estou pesquisando sobre validade de cerveja pelo fato de ter esquecido em uma caixa com 24 Stella Artois vencidas em 23/02/23 embaixo da escada que leva a garagem de minha casa. Abri uma e a impressão que tive foi que ficou mais pesada e sabor mais fermentado, também não sei se usei os termos corretos mas descrever o sabor. Mas é isto.

Maike

Estou tomando agora uma kirin ichiban vencida em novembro de 2017.. está fazendo colarinho ainda… o gosto está bom. Agora toma uma Brahma vencida..um mês e está horrível…

Jonas Monteiro

Perfeito me ajudou bastante, agora vou continuar minha coleção com todas elas cheias. Obrigado!!!

Pedro

Tomando uma artesanal vencida em dezembro de 2021, o gosto e a aparência com certeza mudaram, ela está mais amarga mas ainda gostosa

Ivo

Acabei de beber uma Bear beer dinamarquesa, vencida em 2011. Estava suave e saborosa!

Rebeca

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. Site

Julio
Andreh Moons

Hoje, 27.09.23, resolvi abrir uma Rodenbach Grand Cru que ganhei de um amigo da Bélgica e que venceu em 06.03.22, fiquei esperando uma ocasião especial e nunca abri. Vamos ver no que vai dar. Tô achando ela levemente azedinha e lembra sim notas de vinagre kkkk mas não sei qual o sabor dela dentro da validade.