Cervejas de Shakespeare em Tributo 400 anos de morte do escritor
Pão e Cerveja

AS CERVEJAS DE SHAKESPEARE 400 ANOS

Cerveja do Shakespeare

Produzida pela Cervejaria Krug,em tributo aos 400 anos de morte de Shakespeare

IMG-20160715-WA0001

A relação de William Shakespeare com a cerveja vai muito além das duas dezenas de citações à bebida em suas obras. Contam que o pai do escritor, o agricultor chamado John Shakespeare, um emergente social, foi nomeado como degustador de cerveja do distrito de Stratford-upon-Avon, no ano de 1551. O cargo compreendia a inspeção do trigo e do malte utilizados na fabricação do fermentado. O menino nasceu e cresceu em uma casa onde a cerveja era bebida oficial. Não é a toa, portanto, que ele tenha criado personagens bebedores das ALE, palavra que aparece quatorze vezes em seus escritos. Há mais cinco citações à cerveja na obra do escritor, mas referindo-se à palavra BEER.

globe_theatre_london-300x205
Teatro Globe, de Londres, vai ganhar réplica em Minas Gerais

Shakespeare morreu em 1616, há exatos 400 anos. Por isso em 2016 várias homenagens ao escritor vêm sendo produzidas. Nenhuma delas mais original do que a do Instituto Gandarela, que está construindo a única réplica do Teatro The Globe fora de Londres , na cidade de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra, quando pronta, vai abrigar um complexo cultural, compreendendo um pub, escola de teatro, salas multiuso e jardins.

Cerveja inspirada em Sonhos de Uma Noite de Verão
Cervejas de Shakespeare produzidas pela Krug/ Instituto Ganderela

Enquanto nada disso fica pronto, os idealizadores do projeto decidiram colocar no mercado as Cervejas de Shakespeare, para que o tributo aos 400 anos não chegue tão atrasado. Serão pelo menos seis rótulos, dos quais dois já estão sendo comercializados.

Produzidos pela Cervejaria Krug, de Nova Lima, os rótulos são alusivos à obra e à vida de Shakespeare, tanto no design, quanto nos estilos escolhidos.

Já estão no mercado:

  • Midsummer´s Night Dream: inspirada, claro, na obra Sonhos de Uma Noite de Verão trata-se de uma Summer Ale, fácil de beber, leve, clara, bastante aromática.
Midnight´s Summer Dreams
Primeira da série das Cervejas de Shakespeare inspirada em Sonhos de Uma Noite de Verão
  • 1599: ano do lançamento da obra Hamlet e também da fundação do Teatro The Globe, em Londres. É uma Pale Ale, típica e tradicionalmente inglesa.
Cerveja de Shakespeare
Cerveja de Shakespeare ganha nome do ano de lançamento de Hamlet e da fundação do teatro The Globe

Até o fim do ano chegam ao mercado:

  • 1616: a clássica das clássicas Porter para marcar o ano da morte de Shakespeare
  • Plantageneta: nome da dinastia de Ricardo III que vai batizar uma English Barley Wine, lembrando as sangrentas batalhas nos campos de York
  • Otelo: O Mouro de Veneza será a inspiração para uma Oatmeal Stout
  • Perdão da Dívida: Inspirada na obra O Mercador de Veneza, será uma ESB com acréscimo de goiabada, trazendo para o contexto a gastronomia mineira
  • Double, Double, Toil and Trouble: uma Strong Scotch Ale, com café e rapadura, para lembrar a obra Macbeth

Ouça aqui a entrevista com o presidente do Instituto Gandarela, Mauro Maya, sobre o assunto:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Blog

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Mariano

A Krug sempre saindo na frente.Parabens a todos

MARCUS ASSUNTOS DIVERSOS

Sensacional, nunca tinha percebido esta referência à cerveja nas obras. Post depois a nota da cerveja x alzheimer – não consegui encontrar no soundcloud, abraços e parabéns!!!

MARCUS ASSUNTOS DIVERSOS

Sensacional, nunca tinha percebido esta referência à cerveja nas obras. Post depois a nota da cerveja x alzheimer – não consegui encontrar no soundcloud, abraços e parabéns!!!

Marcus Mariano

A Krug sempre saindo na frente.Parabens a todos